contato@shiratransportes.com.br
Blog da
BINHO Transportes
Confira nossos conteúdos e atualizações
Nos acompanhe nas redes sociais

Saiba como funciona a montagem de kits nas operações logística

Nas operações logísticas existem uma série de atividades e procedimentos que tem como intuito ajudar as empresas a elevar o nível de satisfação dos consumidores finais. Sendo assim, exemplo disso, é a montagem de kits promocionais que se referem ao processo da criação de pacotes ou conjunto de produtos que são vendidos como uma oferta especial aos clientes. 

Logo, trata-se então de uma estratégia de marketing desenvolvida para as empresas que desejam aumentar suas vendas e gerar maior credibilidade à marca, a partir de kits que combinam produtos similares agrupados em um mesmo pacote e com preço especial. Devido a isso, a logística tem fundamental importância nessa estratégia, uma vez que organiza a montagem desses kits de forma que possa atrair atenção dos consumidores. 

Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a montagem de kits promocionais na logística. Confira:

Planejamento

Primeiramente, deve-se identificar quais são os produtos que serão incluídos no kit promocional. Dessa forma, os produtos escolhidos precisam ser complementares, isto é, com alguma similaridade entre si, como por exemplo, escova de dente e creme dental. Além disso, é importante ressaltar que itens sazonais ou qualquer combinação que faça sentido para a estratégia de marketing da empresa, é válido para esse tipo de ação.

Assim também, defina o objetivo da promoção, como aumentar as vendas de um produto específico, promover produtos novos ou incentivar compras maiores. Isso porque, ajuda na melhor organização do kit e consequentemente torna a ação mais efetiva.

Estoque

Geralmente, recomenda-se a devida verificação do estoque de todos os produtos que serão incluídos no kit. Por isso, certifique-se de que haja quantidade suficiente de cada item para atender à demanda da promoção. Caso contrário, a estratégia de marketing não será bem sucedida e, ainda, trará falta de credibilidade a marca. 

Embalagem

É importante que se defina a embalagem adequada para os kits promocionais. Desse modo, isso pode ser feito em uma caixa, sacola, blister, ou qualquer outra embalagem que se adeque aos produtos selecionados.

Além do mais, lembrando que é crucial que a embalagem deve protegê-la, mas também, seja atraente e informativa, destacando os benefícios da compra do kit promocional. Essa é a principal forma de comunicação entre os kits e o cliente, por isso, é preciso que a embalagem chame a atenção, para que o cliente sinta a necessidade e desejo de comprá-la. 

Montagem

Com todos os produtos devidamente selecionados e bem como as embalagens que serão utilizadas, finalmente eles são agrupados como um kit, de acordo com o design previamente definido. Neste sentido, durante a montagem é importante certificar-se que os produtos estejam bem protegidos a fim de evitar danos durante o transporte. Outro ponto importante é verificar que estejam montados corretamente, sem faltar nenhum dos produtos da promoção.

Etiquetagem

A etiquetagem é outra etapa relevante na montagem dos kits promocionais na logística, visto que, serão adicionadas as informações referentes a ação. Assim, em cada kit são incluídas informações como o preço promocional, o código de barras, a descrição dos produtos, além de qualquer outra informação considerada necessária.

Armazenamento

O armazenamento dos kits promocionais devem ser feitos em local apropriado e estratégico, o qual garanta que eles estejam prontos para serem enviados ou exibidos nas lojas de acordo com o prazo estabelecido, sem que ocorra atrasos que prejudiquem a promoção. Ainda mais que, algumas empresas definem um prazo de duração desse tipo de ação.

Distribuição

Finalmente é feito o envio dos kits promocionais para os pontos de venda ou centros de distribuição conforme o planejamento. Os pontos escolhidos são estratégicos, sendo que em alguns casos, com uso de gôndolas chamativas para aumentar a visibilidade da ação e as vendas serem maiores.

Para promoções de vendas feitas em comércio eletrônico, prepare os kits para envio aos clientes ou para serem embalados com os pedidos.

Monitoramento e Avaliação

É de extrema importância o acompanhamento do desempenho da promoção, com monitoramento das vendas dos kits promocionais e coleta dos feedbacks dos clientes.

Em virtude disso, avalie se a promoção atingiu as metas e objetivos desejados e, caso necessário, faça ajustes em promoções futuras.

Portanto, entende-se que a montagem de kits promocionais na logística é uma estratégia eficaz que visa impulsionar as vendas, aumentar o valor médio do pedido e atrair a atenção dos clientes. Por esse motivo, nesse tipo de estratégia é essencial que se planeje com antecedência, garanta um controle de qualidade rigoroso e avalie os resultados para assegurar o sucesso da promoção.

Dúvidas?
Entre em contato conosco